Metabolismo e perda de peso – queimar calorias

Descubra como o metabolismo afeta o peso.

Você provavelmente já ouviu as pessoas culparem seu peso por causa de um metabolismo lento, mas o que isso significa? Metabolismo é realmente o culpado? E se sim, é possível reverter o metabolismo e  queimar mais calorias?

Embora seja verdade que o metabolismo e a perda de peso estão ligados, ele pode não ser da maneira que você pensa. Na verdade, ao contrário da crença comum, um metabolismo lento raramente é a causa de ganho de peso em excesso. Embora seu metabolismo (conversão de alimento em energia) influência a energia básica que seu corpo precisa, é a ingestão de alimentos e bebidas e sua atividade física, que acabará por determinar o quanto você pesa.

Metabolismo é o processo pelo qual o corpo converte o que você come e bebe em energia. Durante este processo bioquímico complexo, as calorias em alimentos e bebidas são combinados com o oxigênio para liberar a energia que seu corpo necessita para funcionar. Mesmo quando você está em repouso, seu corpo precisa de energia para todas as suas funções, tais como respiração, circulação sanguínea, ajustando os níveis de hormônio e crescimento e reparação das células.

O número de calorias que seu corpo usa para realizar estas funções básicas é conhecido como a sua taxa metabólica basal – que se pode chamar metabolismo. Diversos fatores determinam a sua taxa metabólica basal individuais, entre elas:

– Seu tamanho corporal e composição. Os corpos de pessoas que são maiores ou têm mais músculos queimam mais calorias mesmo em repouso;

– Seu sexo. Os homens geralmente têm menos gordura corporal e mais massa muscular do que mulheres da mesma idade e peso, queimando mais calorias.

– Sua idade. Conforme você envelhece, a quantidade de músculo tende a diminuir e diminui a queima de calorias.

As necessidades de energia para as funções básicas do seu corpo ficam bastante consistentes e não são facilmente alteradas. Sua  taxa metabólica basal é cerca de 60 a 75 por cento das calorias que você queima a cada dia.

Além de sua taxa metabólica basal, dois outros fatores determinam quantas calorias o seu corpo queima cada dia:

– Processamento de alimentos (termogênese). Digestão, absorção, transporte e armazenagem do alimento que você consome também tem calorias. Este responde por cerca de 10 por cento das calorias utilizadas diariamente.

–  Atividade física. Atividade física e exercício – como jogar tênis, andar até a loja, correr e qualquer outro movimento – ajuda seu corpo queimar calorias. A atividade física é de longe o mais variável dos fatores que determinam quantas calorias você queima por dia.

Metabolismo e o peso

Pode ser tentador culpar o seu metabolismo pelo ganho de peso. Mas porque o metabolismo é um processo natural, o corpo geralmente equilibra-o para atender suas necessidades individuais. É por isso que quando você faz as chamadas dietas de fome, o seu corpo compensa por abrandar esses processos corporais e conserva calorias para a sobrevivência.

Infelizmente, o ganho de peso é mais comumente o resultado de comer mais calorias do que se queima. Para perder peso, então, você precisa criar um déficit de energia pela ingestão de menos calorias, aumentar o número de calorias que você queima através da atividade física, ou ambos.

Enquanto você não tem muito controle sobre a velocidade do seu metabolismo, você pode controlar quantas calorias você queima através de seu nível de atividade física. Quanto mais ativo você for, mais calorias você queima. Na verdade, algumas pessoas que dizem ter um metabolismo rápido são provavelmente apenas mais ativas do que outras.

Você pode queimar mais calorias com:

– Exercícios aeróbicos regulares. O exercício aeróbico é a forma mais eficiente de queimar calorias e inclui atividades como andar de bicicleta e natação. Como objetivo geral, incluem pelo menos 30 minutos de atividade física em sua rotina diária.
– Exercícios como musculação, são importantes porque ajudam a combater a perda muscular associada ao envelhecimento. E uma vez que o tecido muscular queima mais calorias do que o tecido de gordura faz, a massa muscular é um fator chave na perda de peso.
– Qualquer movimento extra ajuda a queimar calorias. Procure maneiras de andar e movimentar-se por alguns minutos diariamente e vai aumentando esse tempo dia após dia. Mesmo atividades como jardinagem, lavar o seu carro e trabalho doméstico, ajudam a queimar calorias e contribui para a perda de peso.

Não compre suplementos dietéticos para ajudar na queima de calorias ou perda de peso. Produtos que pretendem acelerar o seu metabolismo muitas vezes podem causar efeitos colaterais indesejáveis ou até mesmo perigoso.

Não há nenhuma maneira mágica para perder peso. Tudo se resume a atividade física e dieta. Ingerir menos calorias do que se queima, e você perderá peso.








Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>